22 abril 2012

Dom Bosco na Paróquia de São José - 22 de Abril

Dom Bosco na Paróquia de São José de Lhanguene – 22 de Abril


A Relíquia de Dom Bosco esteve na Missão de S. José de Lhanguéne no dia 22 de Abril de 2012, 3º Domingo da Páscoa.
A chegada da Relíquia estava prevista para as 7.00 horas, procedente da Paróquia do Bom Pastor, do Jardim.
Às 6.30 já se encontrava muita gente, em frente à Igreja da Missão. A Banda dos Arautos do Evangelho, que veio colaborar e abrilhantar a festa foi tocando algumas músicas de cantos a Dom Bosco, como forma de ir criando ambiente.
Às 6,45 chegou a Relíquia. Foi descarregada e de seguida introduzida na igreja. Aí foi feito o acolhimento, de maneira simples, mas significativa: umas breves palavras de boas vindas, dadas pelo Pároco, P. António Tallon, uma breve saudação ao SS.mo Sacramento, e a incensação da Relíquia.
Terminado o acolhimento, a Relíquia voltou a ser levada para o exterior da igreja, seguindo-se uma procissão com paragens, em lugares estratégicos, durante as quais eram apresentados a Dom Bosco, através de um porta-voz, os vários sectores e actividades da Missão: Bairro de Chamanculo, com seus problemas sociais, familiares e pessoais, os Hospitais, os campos desportivos, as escolas e os dois lares, o Lar de S. José e a Casa Mãe Clara. Um grande número de pessoas participou nesta procissão.
Às 8.00 horas a Relíquia foi levada para o Presbitério e teve início a solene celebração da Eucaristia. Presidiu o Provincial, P. Leal. Havia também outros sacerdotes, além dos da Missão, vindos da Visitadoria, da Matola e da Congregação do Verbo Divino. A igreja estava totalmente apinhada de gente: crianças, jovens e adultos. Estavam também as congregações religiosas da paróquia e representantes de todos os grupos da Família Salesiana.
Às 10.45 terminou a Eucaristia e a seguir, todos os Salesianos presentes se juntaram e, perante Dom Bosco fizeram a renovação dos votos.
Depois foi dado espaço para que todos pudessem aproximar-se da Relíquia para a saudar e rezar a Dom Bosco. Isto, sempre ao som de cânticos de louvor, entoados pelo coro e pelo povo. (Joaquim Gomes)
As mamanas recebendo a Dom Bosco

O Padre Tallón animando a comunidade junto à Dom Bosco


Procissão ao longo da Missão para que D.Bosco abençoe as diferentes obras




A Banda do Lar de São José animando a procissão


A relíquia junto do Lar Madre Clara das Ir. Hospitaleiras

Entrada na Igreja após a procissão







1 comentário:

michelly disse...

gostei da visita de dom joao bosco a minha paroquia. Lhanguene u acolheu muito bem. Para sempre em nossos coraçoes. Nos te amamos d bosco