15 janeiro 2012

Dom Bosco peregrina em Rwanda

(ANS – Kigali) – A urna de Dom Bosco iniciou em 2012 sua peregrinação pela área dos Grandes Lagos Africanos, em Uganda, uma das três nações que compõem a Visitadoria São Carlos Lwanga, da África Grandes Lagos (AGL). Numerosas as obras dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora visitadas, em poucos dias, nos três países.

Também no aeroporto de Bujumbura, capital de Burundi, o P. Gabriel Ngendakuriyo, Superior da AGL, coordenou a comissão de recepção. Primeira etapa da Urna foi o Centro juvenil salesiano, de Buterere, onde a relíquia foi recebida com entusiasmo, quarta-feira, 4 de janeiro, por animadores e jovens oratorianos.

No dia seguinte, quinta-feira, 5, o Arcebispo de Bujumbura, Dom Évariste Ngoyagoye, presidiu a missa em honra de Dom Bosco. Na homilia o prelado sublinhou a importância da Virgem Maria na vida de Dom Bosco e exortou os jovens a terem a mesma confiança em Nossa Sra. Auxiliadora. A urna a seguir continuou a sua peregrinação até à catedral de Ngozi, onde de tarde foi celebrada uma liturgia com orações, cantos e meditações; na manhã de 6 de janeiro, foi celebrada a Missa, presidida pelo bispo Dom Gervais Banshimiyubusa.

Depois de visitar no dia 7 de janeiro a Paróquia salesiana de Rukabo, a urna fez seu ingresso em Ruanda, na tarde de domingo, dia 8. Denso grupo de salesianos e de jovens aguardavam a Urna mesmo na alfândega e a acompanharam até a obra de Rango-Butare, onde Dom Bosco é muito conhecido, porque é o Patrono da paróquia local.

Em Rango os animadores da chegada da urna projetaram uma profunda meditação, a visão de um filme sobre Dom Bosco dirigida especificamente aos jovens, e, de noite, um momento de oração pessoal perante a urna, só para os Salesianos.

Segunda-feira, 9 de janeiro, depois de uma breve procissão, o P. Gaspard Nteziryayo presidiu a Eucaristia na paróquia. Na homilia recordou o Sonho dos Nove Anos e o valor da peregrinação da Relíquia: “São os restos santos da mão direita de Dom Bosco, a mão que tanto batizou, distribuiu a Comunhão, absolveu… Mão que mudou a vida de muitíssimos jovens”.

Depois de uma rápida passagem pelo pós-noviciado de Kabgayi, no dia 10 de janeiro, a Urna tocou primeiramente a obra das Filhas de Maria Auxiliadora, de Rugunga, e depois rumou à capital, Kigali. Ali foi saudada pelo Coral da paróquia de Kicukiro e, celebrada a santa missa, dirigiu-se ao Centro juvenil de Gatenga. Por muitas horas a urna ficou exposta à veneração dos Fiéis, entre eles, o Arcebispo, Dom Thaddée Ntihinyurwa, e de noite os aspirantes, os pré-noviços e os salesianos.

Quarta-feira, 11, foram celebradas duas missas: uma às 6 horas, para permitir a participação também aos que deveriam ir trabalhar; e outra às 9, mui animada no canto e na liturgia, durante a qual os Salesianos Cooperadores também renovaram sua Promessa. A tarde transcorreu por entre uma continuada sucessão de jogos, exibições artísticas e culturais.

Sem comentários: