04 maio 2012

Dom Bosco no Zobwè - 28 de Abril


Após a Eucaristia na Catedral, na tarde do dia 27,  a relíquia de Dom Bosco peregrinou para a Vila de Moatize, na Paróquia S. João Batista, onde era aguardado com expectativa e alegria para com ele fazer vigília.

O sábado, dia 28 foi uma verdadeira peregrinação pela Missão em direcção ao Zobwè. Na ida foi recebido na comunidade cristã e escola de Cachoeira e em Mameme 2. Ambas as comunidades tinham preparado o caminho com pedras pintadas, flores e o lugar para receber D. Bosco. O ambiente de cantos e danças repetiu-se sempre: uma grande alegria por D. Bosco estar nas "suas" casas, desde crianças a pessoas de mais idade tudo aguardava com grande ansiedade a passagem do nosso Pai.

A tão aguardada chegada ao Zobué, um local que faz fronteira com Malawi e fonte de muitas vocações salesianas, foi feita entre cantos de alegria; a igreja foi pequena para receber tanta gente. Presidiu à Eucaristia o Admisitrador paroquial, o salesiano P. Filipe Ajuda. Após a veneração da relíquia de D. Bosco os vários grupos da paróquia, por entre cantos e danças trouxeram a suas ofertas com base nos produtos da terra.

No regresso a Moatize fizeram-se mais duas paragens, em Mussakama e em Kapirizanje e as reações foram sempre as mesmas, uma felicidade imensa apesar do pouco tempo que tiveram com D. Bosco.

Por fim a chegada  a casa das suas filhas "Filhas de Maria Auxiliadora" em Moatize, onde ficou a pernoitar depois de um dia cheio de emoções,  para mais uma vigília sempre com a passagem de adultos, jovens e crianças.
Benedita Siqueira










Sem comentários: