14 março 2012

Dom Bosco na Província Salesiana ATE de África


Apresento a noticia de ANS sobre a visita de Dom Bosco na Provincia Salesiana ATE. Em verdade, somente hoje tivemos possibilidade de ver as primeiras fotografias da visita, relativas ao Gabão.

Prosseguindo sua peregrinação pela África-Madagascar, a urna de Dom Bosco está desde início de março na Visitadoria da África Tropical Equatorial, que abrange seis países do Continente Negro. Missas, vigílias e orações marcaram as várias etapas do percurso; significativa a presença de Autoridades civis nos vários eventos.

A primeira etapa da peregrinação foi o Gabão, onde Dom Bosco ficou nos dias 1º e 2 de março. “Dom Bosco é o nosso amigo” foi o lema cantado por crianças, adolescentes e jovens durante as celebrações e nas procissões que serpearam de uma obra a outra. Na capital do país, Libreville, a peregrinação estendeu-se também a nove paróquias diocesanas, envolvendo um grande número de cristãos, especialmente jovens.

Sexta-feira, 3 de março, a Urna entrou em Guiné Equatorial. Recepcionou-a no aeroporto da Capital, Malabo, entre os muitos fiéis também o Ministro da Defesa, Dr. Antonio Mba Nguema; o Prefeito da cidade; e outras Autoridades administrativas. Escoltada pela polícia, a urna foi transportada para dentro da Catedral da cidade, onde Dom Ildefonso Obama Obono, Arcebispo metropolitano, presidiu a Eucaristia.

A seguir, foi a vez das comunidades de Waiso Ipola e Elá Nguema, animadas pelas Filhas de Maria Auxiliadora; do ‘Don Bosco Youth Centre’; e da Paróquia São João Bosco-São Fernando, confiada aos salesianos. Ali o P. Luis Javier Palenzuela presidiu a Missa, seguida por celebrações festivas e uma vigília noturna, animada pelos vários grupos.

Uma grande acolhida à urna foi reservada também pelos habitantes de Bata, segunda etapa no país. Autoridades, Polícia, membros da Família Salesiana, Pais de alunos salesianos, além de muitíssimas crianças e jovens mobilizaram-se para organizar e participar do evento.0} No decorrer da cerimônia de acolhimento foi colocado um buquê de flores sobre a urna e duas crianças, em nome de todos os presentes, expressaram a sua alegria pela presença da relíquia. Sucessivamente a urna foi levada à Catedral para a solene Celebração eucarística e a veneração de todos; depois recebeu uma nova homenagem, agora das crianças da Paróquia Maria Auxiliadora, que passaram a cantar: “Para nós é um amigo, um colega na vida de cada dia”. A peregrinação à Guiné Equatorial terminou com a visita a Micomeseng.

No dia 8 de março Dom Bosco entrou em Camarões, à cidade de Ebolowa. Na Catedral recebeu a homenagem de uma grande multidão de pessoas em trajes de festa e no auge do seu entusiasmo. Grande a curiosidade de muitos que, depois de ter ouvido tanto falar de Dom Bosco, se viram por fim diante das suas relíquias. Outros, ao invés, conseguiram imediatamente entrar em clima de grande recolhimento, apesar da enorme multidão de pessoas.
O Bispo da cidade, Dom Jean Mbarga presidiu a Eucaristia participada por muitas pessoas e por numerosas autoridades. Ao termo da celebração os salesianos entregaram um presente às autoridades e ao bispo, pelo apoio oferecido: o Prelado retribuiu aos salesianos elogiando o seu trabalho com os jovens.

Sem comentários: