07 janeiro 2012

D.Bosco inicia o ano 2012 em Ouganda


 «Concluída a peregrinação pela Visitadoria África–Etiópia-Eritréia, a relíquia de Dom Bosco, guardada na Urna, chegou no dia 31 de dezembro de 2011 a Uganda, uma das três nações pertencentes à Visitadoria São Carlos Lwanga, da África-Grandes Lagos (AGL). A comunidade cristã de Bombo viveu a passagem de ano reunida em torno da urna de Dom Bosco.

Esperaram e recepcionaram a urna no aeroporto de Entebe, de Campala, capital de Uganda, quase todos os salesianos que atuam nas comunidades de Bombo e Kamuli, o Superior da Visitadoria, P. Gabriel Ngendakuriyo, e alguns Jovens e Colaboradores leigos: para eles foi difícil esconder a emoção e o entusiasmo.

Completados os procedimentos aduaneiros, a Comissão de acolhida parou por instantes em oração, antes de se pôr a caminho rumo a Bombo. Um cortejo de oito viaturas, escoltado pela polícia ugandense, acompanhou a urna ao longo de um percurso de perto de 70 km, entre o aeroporto e o centro de Bombo: de ali partiu uma procissão até a Paróquia salesiana de Bombo-Namaliga. Todo o povo do centro habitado, de maioria não cristã, movido pela curiosidade se despejou nas ruas para saudar e homenagear a Dom Bosco. Na igreja o Diretor e Pároco, P. Jean-Paul Ruriho explicou, em língua luganda, os motivos da peregrinação da urna; depois se leram alguns trechos dos escritos espirituais de São João Bosco.

A comunidades paroquial – jovens, adultos, idosos – esperou a passagem do velho ao novo ano em torno da urna de Dom Bosco. O pároco presidiu a Eucaristia de ação de graças e depois os jovens se quedaram em meditação ao redor da urna.

O evento, longamente esperado, foi preparado em todos os seus detalhes: desde a segurança até à reestruturação de todo o conjunto paroquial; da organização das liturgias até à formação espiritual de Salesianos, Alunos, Jovens e Fiéis.

Domingo, 1° de janeiro, Dom Paul Ssemogerere, bispo de Kasana-Luweero, presidiu uma Eucaristia, campal, na frente da igreja paroquial. Numerosa a participação dos fiéis: para mais de mil as pessoas. Antes da missa a povo pôde aproximar-se com calma do sacramento da confissão e preparar-se assim também para receber a indulgência concedida, pela Penitenciaria Apostólica, aos fiéis que participem de uma função sacra em honra de Dom Bosco ou que se detenham em veneração e oração na frente da urna.

Dom Ssemogerere recordou a profunda devoção de Dom Bosco pela Virgem Maria e, concomitantemente com o Dia Mundial da Paz, exortou a um empenho pela educação da juventude nas Famílias, na Igreja, na Sociedade. No decorrer da celebração os Salesianos das duas comunidades de Uganda renovaram perante e em torno de Dom Bosco a profissão religiosa. Em diversas circunstâncias os religiosos foram agradecidos por seu empenho na educação e evangelização dos jovens ugandenses. De noite foi projetado um filme sobre a vida do Santo dos Jovens.

No dia seguinte, 2 de janeiro, depois da Eucaristia das 7, a urna iniciou a sua viagem em direção a outra comunidade salesiana em Uganda: Kamuli. Durante a viagem a urna passou pela cidade de Jinja onde nasce o Rio Nilo: na Catedral fez-se uma celebração em honra de Dom Bosco
Também em Kamuli a acolhida foi calorosa; muito o povo que foi para as ruas. O programa de recepção foi mudado por causa do grande calor: perto de 44 graus. A procissão que da cidadezinha devia ir até ao ‘Centro de Formação Profissional salesiano São José’ foi cortada: assim a viatura levou urna diretamente ao portão do Instituto Salesiano.
Enquanto Dom Bosco ‘desembarcava’, a multidão invocava fervorosamente as suas bênçãos paternas. Iniciou-se a seguir uma série de celebrações, como o batismo de 33 crianças e uma vigília de oração».
Publicado em ans 05/01/2012

Sem comentários: